Culminância do Clube de Pesquisa dá voz às crianças e promove autonomia
Do mundo invisível dos insetos ao tempo dos dinossauros; dos mistérios do céu à natureza em quatro elementos; dos vulcões ao segredo da lagarta antes de virar borboleta. Foram muitos e variados temas que povoaram as investigações do Clube de Pesquisa, em novembro. Nossos pequenos do Jardim passaram o ano de 2021 pesquisando sobre os assuntos votados por eles mesmos, democraticamente, em sala de aula.
Trata-se de um projeto permanente e tem como inspiração a abordagem pedagógica de Reggio Emília: o aluno deve ser o protagonista de sua própria construção de conhecimento. O Projeto é desenvolvido há anos e incentiva os alunos da Educação Infantil a terem autonomia de pensar e pesquisar, podendo interferir no processo de investigação. O Clube busca tornar as crianças os personagens principais no processo de aprendizagem e aquisição de seus saberes. Depois de muito estudar, eles apresentaram o aprendizado para as famílias e amigos, compartilhando um pouquinho dos resultados das pesquisas.
Nesse universo de vivência, questionamentos e descobertas, o Clube de Pesquisa 2021 despertou o espírito científico que há dentro de cada um de nós e que é vívido no olhar de cada criança que questiona o mundo ao seu redor.
Veja mais sobre a proposta pedagógica do Instituto GayLussac para a Educação Infantil neste vídeo. Confira também a edição anterior do Clube de Pesquisa nesta matéria.