No clima da World Environment Day, o nosso Clube de Ciências participou de uma campanha em defesa do meio ambiente. Orientados pela professora Lana, os alunos foram sensibilizados com dois grandes aspectos da questão ambiental: o desperdício de comida em um mundo que convive com a fome e a grande quantidade de lixo produzida diariamente. Assim, eles colocaram a mão na massa em duas atividades de conscientização.
Assim, descobriram que o Brasil enfrenta dois grandes problemas: a fome e o desperdício de alimentos, considerados como um dos paradoxos do mundo, onde no mesmo momento há muitas pessoas sem acesso a comida. O reaproveitamento é a uma fonte de evitar o desperdício, melhorando assim a alimentação das pessoas. Por isso, pesquisaram e fizeram receitas com partes de alimentos que costumamos descartar – casca de banana, maça e abacaxi – que se transformaram em deliciosos bolos e chás.
Depois passaram dois dias recolhendo o lixo deixado no chão pelos alunos na hora do recreio, realizando um trabalho de conscientização na escola. O resultado foi exposto no corredor da entrada para mostrar a todos que lugar do lixo é no lixo, propondo uma reflexão sobre pontos importantes como desperdício, consumo desenfreado, reaproveitamento e reciclagem.
As alunas Maria Clara Duarte e Luiza Amaral contam: “Percebemos que muitos alimentos que jogamos fora podem ser reaproveitados, ajudando o planeta com o problema da fome. Precisamos pensar a vida com o sapato dos outros e criar um pensamento ecológico. Esse foi o objetivo de recolher o lixo dos recreios e mostrar que a defesa do meio ambiente começa aqui”.