Provocar o raciocínio crítico e a reflexão dos assuntos cotidianos é essencial para formação de cidadãos conscientes. Com esse compromisso, o professor de Química, Luiz Cláudio, iniciou um projeto que instiga a curiosidade na disciplina através da Sétima Arte, lançando duas grandes questões. Afinal, como a ciência e a figura do cientista são tratados pelos filmes produzidos atualmente? Quanto será que os efeitos especiais, que tanto nos suscitam paixão e expectativas, são fidedignos com a realidade?
Para embarcar no tema, não poderiam faltar as séries e sequências de maior audiência dos alunos: Stranger Things, The Flash e Star Wars. A partir daí, os alunos verificaram as tecnologias utilizadas nos roteiros para a construção do enredo, contextualizando com a época que a obra representava, além de estudar as teorias encontradas e a aplicabilidade de cada uma no mundo real.
Em relato coletivo, os alunos da turma 1M2, contam que após a pesquisa e análise das sequências, a série tornava-se menos interessante, quebrando as expectativas. Eles explicam: “Nós não vamos parar de assisti-los, mas vamos ser mais críticos e criteriosos nas escolhas daqui pra frente. Gostaríamos que as séries passassem a serem mais detalhistas, que explicassem melhor a sua base científica que justifica a história. Assim, acreditamos que o conteúdo trabalhado se tornaria mais interessante e estimularia a pesquisa e a audiência”.