O Arraiá d’Ajuda é um evento beneficente cuja arrecadação de 2017 é destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Niterói. O Clube de Ciências também ajudou nesta ação solidária a partir da produção de repelente caseiro e de slime, conseguindo arrecadar, no total, R$1160,37. Assim, os alunos aliaram responsabilidade social e aprendizado.
O repelente foi feito pelos alunos do Clube de Ciências, usando álcool de cereais (que é apropriado para o uso na pele), cravo e óleo mineral. Já o slime, que é uma geleca, já conhecida pelas crianças como “amoeba”, foi feito com cola, espuma de barbear, água boricada e corante. A venda aconteceu durante o Arraiá, com a professora Lana Salgado em um stand e com os alunos espalhados pela escola procurando clientes! A venda foi um sucesso, esgotando os mais de 200 produtos.
A aluna Marina Dornelles, da 7M3, conta: “Gostei de ter feito o repelente porque além de termos aprendido muito, pudemos arrecadar dinheiro para uma instituição importante. Foi muito legal que na hora de fazer todos se ajudaram”. A aluna Yasmin Saider, da 6M1, ainda completa: “Fiquei muito feliz porque me senti ajudando pessoas que precisavam realmente disso, além de ver as crianças que compraram o slime se divertindo e de ter sido legal produzir no Clube”.