Ir à cidade de Petrópolis é respirar o ar da história do Brasil Império, com seus palácios, coroas e cetros reais. Por isso, em julho, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental visitaram a cidade serrana com o objetivo de aprofundar o aprendizado em História. Acompanhados por um guia e pelas professoras, aprenderam sobre a vinda da família real para o Brasil, em 1808, e vivenciaram os ambientes da corte. Conheceram a cidade com outros olhos, a partir de muitas curiosidades.
O estudo do Brasil Colônia e Brasil Império causou muito interesse nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As histórias de Dom João, Dom Pedro I e Princesa Isabel foram motivo para aprofundar o aprendizado a partir da vivência prática. O guia turístico de Petrópolis acompanhou as crianças em uma visita que teve um itinerário repleto de lugares históricos: Museu Imperial, Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio Quitandinha, Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont, Praça do Imperador e Casa do Colono.
A aluna Maria Clara Góes, da 5T2, conta que já tinha ido à Petrópolis: “Dessa vez, sentimos na pele que estiveram ali antes de nós e que a Família Real viveu lá, dormiu naquelas camas. Falamos também dos escravos e o que eles faziam, tudo se tornou tão real”. A aluna Antônia Peçanha, também da 5T2, completa: “Eu não conseguia acreditar como aquilo estava tão perfeito e conservado. Achei muito legal ver de verdade o que estávamos estudando e saber a história dos lugares onde estamos passando”.