Saber diferenciar o azedo do amargo, o cítrico do agridoce e as tonalidades de uma horta, são habilidades que correspondem à percepção de mundo através dos sentidos. Pela potência dessa aprendizagem, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, foram até o Laboratório de Multiciências ampliar seus horizontes sobre Cheiros, cores e sabores, pelo projeto Clube de Pesquisa.
O jogo de percepções começou com uma pesquisa sobre cheiros e sabores que eles gostavam e também dos que não gostavam, apontando as diferenças e os porquês. Em seguida, os alunos do Clube de Ciências, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, convidaram o 1º ano para participar de um dia de experiências sensoriais no Laboratório. Lá, eles assistiram a um vídeo e tiveram uma aula sobre o sistema respiratório e sensorial, a fim de saberem como diferentes animais percebem os cheiros, as cores e os sabores.
Levando o aprendizado para além da teoria, os alunos do 1º ano participaram do jogo “Que cheiro é esse?”, aplicado pelo Clube de Ciências. Nesse, eles foram vendados e tiveram que adivinhar o nome do cheiro que estavam sentindo.
“Foi como criar uma ponte: ensinamos algumas coisas para eles, assim como também aprendemos com eles. Fomos professores por uma horinha e foi muito gratificante. Fiquei muito feliz em fazer parte”, finaliza Maria Antônia, integrante do Clube de Ciências.