Dentro do Projeto Convivência do 6º ano do Ensino Fundamental, os professores Gláucia Mourão e Gustavo Abreu, de Português e Produção Textual, envolveram os alunos na proposta da cápsula do tempo. Cada estudante redigiu um relato pessoal, contando para si mesmo como foi a passagem do 5º para o 6º ano e suas expectativas. Os relatos foram guardados em tubetes e serão reabertos no fim do ano letivo.
Gustavo conta: “O projeto Convivência busca a integração dos alunos em prol da coletividade, cultivando valores como ética, respeito e empatia, além de estimular a oralidade e a produção de um relato pessoal. Ao redigir o relato da cápsula do tempo, os alunos foram instigados a avaliar o próprio comportamento em aula – comparando com o ano anterior”. Gláucia observa: “Isso aumenta o senso de responsabilidade do aluno pela sua própria trajetória em sala de aula”.
A aluna Giovanna Longo ressalta a importância do projeto: “Quando abrirmos as cápsulas poderemos ver o que passou, como era a nossa letra… coisas que vão mostrar o que conseguimos superar e o quanto conseguimos amadurecer. Poderemos ver também o quanto estaremos prontos para o 7º ano”.