Unindo esporte e cultura no Batizado da Capoeira
19/09/2019

Céu, Sol, Rei, Sereia, Macaco, Carrapicho… chamados pelos seus nomes de roda os capoeiristas se enfileiraram e se apresentaram para a plateia, composta de pais e responsáveis, no Teatro GayLussac. Os alunos do nosso Clube de Cultura e Esportes (CCE) celebraram, no dia 12 de setembro, o Batizado da Capoeira, um ritual onde o capoeirista se apresenta, ganhando sua primeira corda ou trocando a que já possui. O Grupo Capoeira Brasil e os mestres Aritana e Feiticeira prepararam uma apresentação repleta de aspectos da cultura popular em uma modalidade esportiva que é também símbolo de resistência cultural africana. É um momento honroso, solene e festivo em que é possível observar todo o desenvolvimento e aprendizado durante o período.

No final, pais e alunos deram as mãos para uma grande ciranda celebrando a conquista dos nossos capoeiristas. A professora Feiticeira explica: “Todas as crianças participaram com muita animação e conseguimos englobar todos – pais, alunos e professores. Para a apresentação, trabalhamos com as crianças a ciranda, dança típica das praias que começou a aparecer no litoral norte de Pernambuco. Os alunos estavam muito concentrados no aprendizado, foi muito bonito de ver”.

Ana Cristina Maia de Mendonça, mãe dos alunos Luca e Enzo, elogia: “Parabéns a todos os envolvidos na realização do Batizado de Capoeira! Que lindo! Que especial! Impressionante o profissionalismo e o carinho dos capoeiristas com nossas crianças. Um belíssimo exemplo de fraternidade no esporte. As crianças e os adultos puderam participar de um momento muito bacana, seja admirando a roda de capoeira, seja brincando na ciranda. Lindo demais! Parabéns aos instrutores Aritana e Mariana! Vocês foram incríveis reunindo capoeiristas de várias partes do Brasil. Esporte com cultura! Muito bom!”.