Caminho de Trabalhos
07/12/2017

A jornada escolar é repleta de aprendizados pelo seu caminho. O saber deixa rastros, pegadas e impressões. Por isso, o Caminho de Trabalhos convidou pais e responsáveis para apresentar todo o aprendizado dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante uma semana, as crianças revelaram as veredas que trilharam rumo ao conhecimento.

O 2º ano do Ensino Fundamental entrou em cena para apresentar o Jornal: O Almanaque de Notícias está no ar! Os alunos apresentaram os novos conhecimentos como bons jornalistas. O Almanaque contou com notícias sobre plantas, árvores, animais, brincadeiras, a importância da leitura, respeito e o Projeto Por Um Mundo Melhor, finalizando com a música ‘Herdeiros do Futuro.

No 3º ano, a reflexão foi sobre o direito das crianças. Na quadra, apresentaram dados sobre outros países em que as crianças não possuem oportunidades e direitos como deveriam, usando duas histórias de coragem como exemplo: Iqbal Masih e Malala Yousafzai. As crianças fizeram um coral e, ao final, um jogral sobre os direitos das crianças! Por fim, uma conclusão: “Decreto, neste país, que toda, toda criança tem direito a ser feliz”.

Recebidos com a música ‘Marinheiro Só’ cantada pelo o 4º ano, os pais ganharam seus tickets para entrar na sala de aula, onde começaram o passeio de barca. Os alunos então fizeram um resgate histórico sobre a cidade de Niterói e da barca. Foram apresentações, esquetes, vídeos e músicas que contaram todos os detalhes dessa expedição, além de discutir o desenvolvimento sustentável e a poluição da Baía.

O 5º ano estudou o livro “A Bolsa Amarela”! A partir da leitura, a as turmas adaptaram o texto e dramatizaram em uma peça para os pais, exercitando não só o teatro mas também a ecrita. Ao final, cantaram a música “Era uma vez…”.

A coordenadora Renata Pestana relata: “O caminho de Trabalhos objetiva ser uma vitrine do trabalho desenvolvido durante o ano pelas séries. Nas palavras de Antônio Machado, é caminhando que se faz o caminho… Nossos alunos são os caminhantes que  ao andarem  fazem o caminho, escolhem e organizam, juntamente com os professores, os trabalhos a serem apresentados, bem como se responsabilizam por sua apresentação. Usamos a palavra caminho,  pois a ideia é a realização de um percurso que possibilite a visualização do projeto em cada parede, em cada corredor, e de que forma se desenvolve nas séries. A intenção, também, é evidenciar o processo de trabalho vivenciado por cada turma”.