Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Buscando diminuir a dificuldade e o medo na construção de poesias, a professora Gláucia Mourão, de Língua Portuguesa, e o professor Rodolfo Ferreira, de Educação Física, montaram a Estratégia Pedagógica interdisciplinar “Brincadeiras Poéticas”. Por meio de brincadeiras clássicas de roda, pique-pega e bola de gude, os alunos aprendem que fazer poesia é como brincar com palavras.
Um pedaço de papel e muita imaginação. Esses foram os instrumentos utilizados para a elaboração da Poesia Coletiva de cada turma, após as atividades em quadra. A professora Gláucia Mourão, explica: “Os alunos tinham dificuldade com poesia por não estarem habituados a esse tipo de leitura. Então, sorteamos palavras e fizemos a nossa grande poesia, com elementos do dia a dia deles. Queremos desconstruir a ideia de que poesia é difícil”.
Nathalia Sally conta: “A gente aprende com diversão, dá vontade de aprender assim sempre!”
Confira abaixo a poesia construída pela turma 6M1, Filosofia da Infância:
As histórias possuem asas
Para a imaginação
Falam de amizade e de felicidade
Espalhando pelo mundo a criatividade
É brincar com alegria e diversão
Fazendo as crianças pegarem o lápis de cor e desenharem capivaras, unicórnios e cachorros comendo pão
É estudar o extraordinário de cada um
É jogar a infância no papel