Brincadeiras de antigamente em um letramento contextualizado!
06/11/2023

Com o objetivo de apropriar-se da leitura e da escrita como prática social, e da capacidade de ler o mundo à sua volta, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental iniciaram o ano letivo recebendo uma encomenda especial: um cavalo de pau! Com muita curiosidade, os alunos decifraram charadas para encontrar outros cavalos espalhados pelo prédio do GayLussac Jardim em uma atividade interdisciplinar com a Educação Física.

Nesse contexto, eles foram ao Haras São Francisco de Assis, em Niterói, ampliando a leitura do texto “Um presente? O que será?” em um processo de letramento contextualizado, unindo momentos divertidos e de aprendizado.

“A atividade proporcionou momentos divertidos e de muita aprendizagem, unindo e ampliando o que está sendo trabalhado em sala e as curiosidades da vida animal, como alimentação, tipos de raça, cuidados com a saúde e idade média de vida”, explica a professora Juliana Lisboa. O aluno Theo comenta: “No passeio descobri que o cavalo tem a audição boa”. Rafael completa: “E eu descobri que eles comem feno!”.

“Associar uma brincadeira infantil como o cavalinho de pau às práticas de leitura e escrita torna vivo o conhecimento, desenvolvendo múltiplas linguagens onde a exploração do texto é o principal foco. A brincadeira levou as crianças à compreensão do escrito inserindo os alunos na comunidade de leitores e escritores.” Explica Simone Abreu, coordenadora do G5 ao 2º ano.

Assista este vídeo e confira mais sobre o processo de apropriação da linguagem. Clique aqui para ver como foi o processo do ano passado.