Bilíngue em clima de Olimpíada
22/08/2016

Ainda em julho, o Projeto Bilíngue Forever entrou no clima dos Jogos Olímpicos com o projeto “Live your passion!”. Foram dias de uma profunda imersão no vocabulário das modalidades e nos valores que o esporte é capaz de cultivar.

A Coordenadora do Bilíngue, Valéria Barros ressalta a importância do projeto: “Nós recebemos o mundo durante as Olimpíadas e essa é uma grande oportunidade de, a partir da nossa nacionalidade, estudarmos a importância da Língua Inglesa. Pensando nisso, fizemos outings, entrevistamos esportistas, preparamos um almoço especial de atleta, discutimos sobre o legado dos jogos e, no final, premiamos todos os nossos pequenos atletas afinal everyone’s a winner”. Ela finaliza: “Foi realmente unforgettable”.

Ao longo do desenvolvimento das atividades, os alunos tiveram contato com atletas de diversas nacionalidades e culturas diferentes – sempre em inglês. Eles visitaram a equipe americana de vela, receberam capoeiristas israelenses, colombianos e suíços para uma grande roda de capoeira em Língua Inglesa e a Kakau, medalhista olímpica. No último dia do projeto, a presença de duas ginastas encantou a todos.

Na turma San Diego os pequenos estudaram o vocabulário dos esportes. “Water polo, tennis table, volleyball, boxing, football”, os alunos vão enumerando entusiasmados os esportes que aprenderam e reconhecem as mímicas que a professora Flávia Augusta faz. Além disso, a turma fez vários desenhos sobre os esportes e os mascotes das Olimpíadas Rio 2016. Bernardo Ouriques, Clara Fontes e Pedro Mainier contam: “We liked learning about sports and it was easy”.

A professora Fabíola Touchon conta que acredita no poder motivador do esporte: “Ao longo desse projeto nós vivemos momentos inesquecíveis e pudemos nos aprofundar no dia a dia do atleta, os treinos e as conquistas”. Ela fala ainda da questão social que envolve a prática esportiva a partir do exemplo do revezamento da tocha olímpica. “Vimos que várias pessoas diferentes carregaram a tocha, desde garis até médicos, afinal todos são importantes para a construção da festa olímpica”.

Na turma Dublin, o encantamento dos alunos foi com os Jogos Paralímpicos. Eles assistiram a um vídeo chamado “Yes, I Can” e as reações foram as melhores possíveis. “We loved the video because it shows that the athletes with disabilities can do whatever we can and the differences change nothing. Sometimes even better than us”, contam Ana Clara Rezende, Maria Clara Rocha e Nathalia Sally. Elas comentam ainda  que mostraram o vídeo para os pais e amigos.

Os alunos da turma Edinburgh estudaram o legado que as Olimpíadas deixam para a cidade do Rio de Janeiro. Clara Buarque, João Pedro Rezende, Maria Eduarda Albernaz e Henrique Campos contam: “We believe that the most important legacy is the Olympic Village, otherwise the athletes woudn’t have a place to stay. We love the Olympic Games in Rio because it’s a huge opportunity for us to see famous athletes”. Quando perguntados sobre a passagem da tocha, os olhos brilharam. “It’s very beautiful, the colors and all the details and we loved to hold it and run with it”.