Recebidos pelo Biólogo e coordenador do Serpentário, Benedito Ambrosio, os alunos das professoras Gabriela Pinto e Karen Santos (J3T3) visitaram a exposição permanente do Instituto Vital Brazil, onde puderam conhecer de perto escorpiões, aranhas e cobras com mais de 4 metros de comprimento. A visita está em sintonia com o Clube de Pesquisa da turma, que trata da diversidade através dos animais estereotipados e os povos indígenas.
“A Cascavel solta foi muito legal! Porque os bichos têm que ficar soltos! Ela acompanhava os biólogos com a cabeça e fazia barulhinho. Quando tem esse barulho é porque ela está pronta para se defender”, relato da turma
O Clube de Pesquisa é um projeto permanente da escola inspirado na pedagogia de Reggio Emilia que coloca a criança como protagonista e investigadora do conhecimento. O Instituto Vital Brasil é uma instituição estadual de ciência e tecnologia. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos a saúde.
“Nós não gostamos, nem amamos, achamos maravilhoso! Tinha várias cobras, escorpiões e aranhas vivas. Descobrimos que a cobra gosta de lugares quentes e escuros. Também tinha um museu com várias cobras dentro de potes e como elas trocam de pele. Tinha biblioteca com vários livros com cobras e aranhas, falando o que elas comem. A biblioteca também tinha várias cobras de brinquedo”, finaliza o grupo.