Bem-vindo aos Clubes
11/05/2016

Com o objetivo de ampliar as habilidades de pensar e pesquisar dos alunos, o GayLussac oferece diversos Clubes durante o contra turno. Capazes de atender aos mais diversos gostos, o projeto busca desenvolver novos talentos em diferentes áreas do conhecimento.

Literatura e criatividade

No clube literário os alunos estão preparando o GayLussac In Cena deste ano, divididos em quatro grupos (narrativo, lírico, dramático e texto e imagem). Os alunos são responsáveis pelas artes gráficas, pelo texto, pela criação dos personagens e pelas versões em português das músicas do Queen.

O orientador Tigran Magnelli conta: “O clube é o grande momento de criação, onde a imaginação não tem limites e, por isso, é tão interessante”. A aluna Ana Clara Poquechoque já está pelo segundo ano no clube e afirma: “Decidi fazer o clube de novo porque aprimorou muito a minha escrita. Antes eu escrevia de forma muito básica. Agora meus textos têm mais coesão e criatividade”.

Robôs e programação

Orientados pelo professor Cícero Augusto, os alunos do Clube de Robótica são divididos em dois grupos: os iniciantes e os veteranos. No primeiro, os alunos aprendem os princípios básicos da robótica, como programação e a montagem com Lego. Já no segundo, a tarefa atual é terminar um robô girassol, capaz de se mover seguindo a luz do sol e gerar energia. Cícero comenta: “O importante do Clube de Robótica é a persistência e a superação dos desafios, porque eu vejo que os alunos têm gosto em colocar as peças para funcionar”.

Os alunos Lucas Feijó, Lucas Baliane e João Guilherme Correia contam: “Nós queremos trabalhar como engenheiros no futuro. Aprender sobre programação então desde pequenos é muito interessante nesse sentido. Além disso, nós temos 12 anos e já sabemos mexer em coisas que muitos adultos não entendem e isso é muito legal”.

Tecnologia da Informação

No Clube de Tecnologia da Informação os alunos estudam desde a história da computação até as formas mais seguras de navegar na Internet. Além disso, os alunos aprendem a realizar a manutenção de máquinas, formatação, instalação de programas, construção de páginas na Internet e muito mais. Para o orientador Eduardo Santos os alunos estão empolgados e o clube tem uma importante função em uma sociedade tão informatizada, principalmente pelas aulas de segurança na Internet.

Os alunos João Pedro Werneck e Maria Eduarda Araújo, integrantes do clube, afirmam: “A parte que mais gostamos é a de criação, pois aprendemos a criar sites e projetos nos mais diversos programas”.

Ciência contra o mosquito

Este ano o Clube de Ciências já começou a todo vapor. Envolvidos no combate e na prevenção do Aedes aegypti, os alunos deram uma aula para os alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental, acompanhados pela professora e orientadora do Clube Lana Salgado, sobre a importância das medidas de prevenção a doenças como a dengue, zika ou chikungunya.

Além disso, dando seguimento ao trabalho de Pequenas Corrupções do 9º ano e o projeto de Alimentação Saudável, os alunos estão produzindo alimentos saudáveis e vão deixar em alguns locais da escola com um pote do lado para o depósito do dinheiro. A ideia é exercitar noções de cidadania e confiança, uma vez que não haverá ninguém vendendo.

Novidade: Clube de Música

Este ano, a grande novidade é o Clube de Música, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.

“A iniciativa do GayLussac é muito positiva, pois o ensino de música é uma ferramenta que desenvolve habilidades mentais que vão além da percepção musical. O clube é novo, então ainda estamos criando uma identidade, estamos na fase de trocas, mas acredito que vamos prosperar muito, principalmente por conta do interesse dos alunos”, conta o Instrutor do clube, Victor Salzeda.

As alunas Maria Carolina Damian, Eduarda Antonio e Isabel Cortez fazem parte do Clube e afirmam: “As aulas são muito divertidas porque não aprendemos só músicas novas, mas tocamos instrumentos, estudamos respiração, acompanhamos a leitura de uma partitura e descobrimos as classificações vocais”.