Batizado da Capoeira
04/10/2018

História, dança, resistência e luta estiveram presentes no palco do Teatro GayLussac no dia 27 de setembro. Foi dia dos alunos da Capoeira do Clube de Cultura e Esportes (CCE) receberem seus pais e responsáveis para o ritual do Batizado, no qual o capoeirista participa pela primeira vez de uma roda oficial, recebendo sua primeira corda. Os alunos que já haviam sido batizados trocaram de corda. É um momento honroso, solene e festivo em que é possível observar todo o desenvolvimento e aprendizado durante o período.

Céu, Sol, Rei, Fantasma, Sereia, Macaco, Carrapicho… chamados pelos seus nomes de roda os capoeiristas se enfileiraram e se apresentaram para a plateia, ganhando sua nova corda. Após o Batizado, o Grupo Capoeira Brasil e o mestre Aritana prepararam uma apresentação repleta de aspectos da história do Brasil envolvendo todos os alunos, onde temáticas como a escravidão e a luta pela liberdade dos povos africanos foram abordadas.

O aluno Lucas Sodré, da 5T1, explica: “Gostei muito de jogar com os mestres e da minha corda nova. A capoeira surgiu da escravidão e na capoeira aprendemos e vivemos essa cultura trazida pelos negros para cá”.