Todos os anos o Instituto GayLussac promove um encontro de Mestres e Professores, o chamado Batizado para manter nossos alunos atualizados, melhorando sua técnica, incentivando-os e tornando-os conhecidos no mundo da capoeira. O Batizado é uma avaliação individual do aluno, caso ele seja aprovado, recebe sua primeira graduação e assim sucessivamente, respeitando a hierarquia da modalidade.
Desde meados de 1932, o Batizado faz parte da história da Capoeira, sendo criado pelo Mestre Bimba, como é conhecido Manoel dos Reis Machado, precursor da Capoeira Regional na Bahia. Esse ano o tema escolhido para a celebração foi o Maculelê. Os alunos se reuniram no Teatro GayLussac para apresentar seus conhecimentos para os pais e colegas do CCE.
A mãe da aluna Manuela Deker, Maíla Mainier, afirma: “Gostaria de elogiar a apresentação da capoeira no teatro. Atividade que se destaca no CCE. Meus parabéns ao professor Aritana e a todos envolvidos na belíssima e empolgante apresentação”.
Os alunos Joaquim Sodré e Isadora Guedes, do 4º ano do Ensino Fundamental, comentam: “A apresentação foi muito divertida, nós gostamos muito do maculelê. Nossos pais foram assistir e ficaram orgulhosos e felizes”. Eles contam que passaram para a faixa cru e laranja, o quarto nível na classificação infantil e completam: “Sempre bate um nervosismo porque tinha muita gente olhando e os professores para nos avaliar”.