“Hagamos todos, una bandera con manos negras
Una bandera con manos blancas,
por un mundo mejor en este momento
Hagamos todos, una bandera con manos mestizas,
Una bandera con manos inmigrantes
por un mundo mejor”
Com a música “Bandera de Manos”, do músico colombiano Juanes, a 1ª série do Ensino Médio debateu a questão da alteridade e das diferenças individuais de cada ser humano. A partir desse mote, a professora Susana Martinez instigou os alunos a pesquisarem e debaterem sobre imigrantes, tendo como foco a Venezuela.
A aula de espanhol examinou as dificuldades que surgem em situações de choques culturais. Ao se mudar para outro país, o imigrante perde muito da sua origem, se afasta de sua família e de todas as suas relações, muitas vezes em busca de uma vida melhor. O aluno da 1M3, Davi Lucas, considera essa discussão muito importante: “Acho interessante aprender sobre o ponto de vista deles, que sofrem com essa situação, e o tema ainda não é muito debatido”.
Para entender como se dá esse contato de pessoas marcadas por diferenças e para enxergar o mundo com uma visão mais crítica, a turma falou também sobre a existência do bullying e como isso pode afetar o outro. A compreensão da responsabilidade sobre o trato do diferente faz parte de uma educação que respeita o próximo e se importa com o bem-estar de todos.