Avaliar para aprimorar, sempre! – Instituto GayLussac
13/03/2022

Há 15 anos o GayLussac contrata institutos externos para avaliar nosso ensino-aprendizagem. Institutos como o Inade, o Avalia, o Primeira Escolha e, há dois anos, o Evolucional, fornecem ferramentas fundamentais para que a equipe técnico-pedagógica faça o diagnóstico dos nossos pontos fortes e áreas de aprimoramento ao longo desses anos. Criamos, então, uma cultura da avaliação que nos dá possibilidades de efetuar intervenções. As mais importantes foram nos campos da Matemática e da Produção Textual, identificados inicialmente como gargalos e que hoje rendem grandes conquistas externas dos nossos alunos.

As notas de redação do ENEM, as medalhas em Olimpíadas externas como a Olimpíada Brasileira de Matemática, a prova Canguru, além do excelente resultado de nossos alunos no SISU – que vocês conferem na leitura do encarte – demonstram a potência dessa cultura que tem como objetivo aprimorar sempre.

Assim, no final de 2021, fizemos o exame Pisa para Escolas – Programme for International Student Assessment – é uma avaliação de larga escala que, ao produzir indicadores que contribuam, dentro e fora dos países participantes, para a discussão da qualidade da educação básica e que possam subsidiar políticas nacionais de melhoria da educação, ajuda a escola a aferir seu desempenho em um nível internacional, avaliando habilidades e competências em campos como Leitura, Matemática, Ciências e habilidades socioemocionais de alunos de 15 anos. Já o Evolucional tem uma especificidade muito interessante, fazendo uma trilha de aprendizado e crescimento do aluno a partir das avaliações anuais. Os resultados sairão em breve e serão divulgados em nossas redes sociais.

A cultura de avaliar sempre, interna e externamente, foi um divisor de águas em nossa escola, possibilitando o aperfeiçoamento do processo formativo dos alunos. Nesse ajuste fino e contínuo vamos nos tornando, cada vez mais, muito mais escola.

Saiba mais sobre o sistema de avaliações no GayLussac assistindo a esse vídeo. Você também pode ver mais sobre nossa participação no PISA For Schools aqui.