Auto da Compadecida
17/07/2017

O estudo da literatura muitas vezes ultrapassa as paredes da sala de aula. A partir da leitura coletiva do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, as turmas de 1ª série do Ensino Médio apresentaram uma peça investindo no figurino, cenário, atuação e roteirização. A partir da escolha dos próprios alunos pela peça para ser apresentada e pela área em que desejavam atuar, a montagem foi feita com muita empolgação das turmas nas aulas da professora Aline Bernar.

A turma da 1M1 ficou responsável pela primeira parte da peça que compreende as trapaças e armações de João Grilo, a benção e o enterro do cachorro. A 1M3 ficou responsável pela confusão sobre o testamento do cachorro, o gato que descome dinheiro e a armação da gaita. E a 1M2 ficou com a última parte, que compreende o julgamento dos personagens no purgatório. A professora conta: “Os alunos estavam muito empenhados e quem não representou, fez figurino, cenário, sonoplastia, maquiagem e roteiro. Ensaiaram para valer e fizeram o sotaque nordestino”.

 

A aluna Giulia Klein, que participou da escrita do roteiro e montagem do cenário, afirma: “Dos livros que lemos na escola, foi o que eu mais gostei porque é bem descontraído e fez com que a montagem fosse divertida”. A aluna Aline Tarouquella atuou na peça e conta: “O mais interessante da peça é que foi um meio muito bom de integrar as pessoas da sala inteira. Todo mundo, mesmo quem não era próximo, se interessou e participou de alguma forma, foi muito coletivo”.

Além da peça, ainda montaram uma exposição: “O Luar do Sertão – uma homenagem ao nordeste”, que teve o título também escolhido pelos alunos. Na exposição nordestina, logo após a festa junina da escola, há a homenagem aos autores e personagens, com materiais como músicas, objetos, artesanato e cordel.