As novas gerações nascem cada vez mais inseridas no mundo tecnológico. Mas será que estas crianças já entendem o que está por trás das telas? A programação é uma linguagem muito especial da época contemporânea e o seu entendimento possibilita o desenvolvimento de diversos sistemas que tornam a nossa vida mais fácil. A partir dela, é possível criar jogos, sites, aplicativos e até softwares. Ler nessa “nova língua” significa abrir possibilidade para o desenvolvimento da capacidade criativa das crianças em novas tecnologias. Por isso, o GayLussac inaugura em 2017 a disciplina de Programação, oferecida pela primeira vez ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Compreender com clareza o que faz o mundo virtual, com o qual os alunos estão acostumados, e entender as relações entre o que se programa e o resultado são os objetivos dessa novidade. O responsável pela aula é o professor Cícero Augusto, que conta com o auxílio do nosso ex-aluno e voluntário Victor Ferrari. Victor está cursando Engenharia Mecânica na UFF e fez estágio na Virtual Craft na área de programação de games em Modena na Itália, dentro do programa Ciência Sem Fronteiras.
Cícero acredita que esta atividade pode ser uma ótima contribuição à formação dos alunos: “Vínhamos percebendo que já existe um movimento em outros países de ensinar crianças a programar, o que demonstra a importância do entendimento dessa linguagem”.
As aulas começarão com um enfoque no primordial, usando uma linguagem de mais fácil compreensão do Scratch, desenvolvido pelo MIT e ideal para dar uma noção básica de programação. Depois, eles podem aprender a Linguagem C e partir para a criações mais complexas. A aluna da 6M1, Ana Luíza Ramos, tem muita vontade de desenvolver programação de games: “Só com a 1ª aula eu consegui mudar a tela do meu computador para roxo! Eu quero entender mais sobre jogos porque adoro jogar, é uma diversão pra mim”.