Furinhos no tapume instigam curiosidade no olhar dos alunos da Educação Infantil. No retorno das férias escolares, a surpresa: a Casa de Bonecas estava em obra. Perguntas e hipóteses começaram a serem feitas a respeito de como a Casa ficaria. As professoras, atentas ao processo de escuta das crianças, buscaram traçar o desenvolvimento dos estudos e pesquisas: olhe mais para cima, para baixo, os cantos e os lados!
Os diferentes pontos de vista observados serviram de base para a construção de projetos arquitetônicos da Casinha: “Eu acho que a Casa da Boneca vai ter dois andares”, conta o Fernando Coutinho, da turma das professoras Beatriz Mandarino e Marinalva Oliveira (J1T4). Miguel Kuhner complementa: “Ela poderia ter uma porta no telhado para a gente poder ver as estrelas”.
Mesmo por detrás do tapume, as crianças conseguiram adentrar às histórias presentes na Casa. Nessa investigação, os alunos descobriram que ela já existe há muito tempo e teve diversos formatos: “Nós fomos fundo na história. Descobrimos que a casa da boneca existe há muitos anos, mas que ficava em outro lugar, próximo à entrada da escola. Também vimos fotos da casa de antigamente. Foram muitas pesquisas e muitas descobertas”, conta a professora Beatriz.
Empolgados com os novos conhecimentos, as turmas do Jardim 1 fizeram trocas sobre seus estudos com as turmas do Jardim 3. O projeto foi finalizado com um desenho coletivo feito simultaneamente pelas duas séries.
A grande inauguração da nova Casa da Boneca está marcada para essa semana, como forma de celebrar o aniversário da escola.