Rafaelo, Leonardo da Vince, Michelangelo e Donatello, juntos formam o grupo dos super-heróis combatentes do crime de Nova Iorque no famoso desenho das Tartarugas Ninja. Batizados com nomes de grandes artistas renascentistas, o grupo tornou-se tema do Clube de Pesquisa da J2T2 que, para compreender melhor a história dessas grandes obras, visitou o centro cultural Scuola di Cultura – órgão oficial do consulado italiano, em outubro. Muitas brincadeiras e curiosidades permearam a visita, que permitiu aos alunos um mergulho profundo no mundo da arte italiana.
Acompanhados pelas professoras Christiane Pereira e Rayza Alvim, os pequenos foram guiados por Vale, professora de italiano da Scuola, toda vestida de traje folclórico clássico. A guia trouxe aos alunos uma mala repleta de objetos e brinquedos que remetiam à cultura Italiana. De lá também saíram um mapa, a história do Pinóquio e um novo vocabulário dessa língua irmã do português que carrega consigo uma cultura ancestral do universo romano e da arte renascentista.
Para colocar a mão na massa, os alunos aprenderam a técnica do afresco, pintura no gesso fresco, muito usada por Michelangelo. A professora Christiane, da J2T2, explica: “Além disso, eles aproveitaram para conhecer um espaço novo e uma atmosfera cultural completamente diferente. A visita permitiu abrir um leque de possibilidades não imaginado”.