Segundo Ferreira Gullar “A arte existe porque a vida não basta”. Essa é a citação que abre as boas-vindas da Agenda Escolar do GayLussac de 2018. Na capa, a frase “Minha agenda, meu estilo, minha arte” e uma moldura em branco são instigantes. É que nas últimas páginas da agenda os alunos foram surpreendidos com adesivos que convidam à customização da capa, criando uma identidade e dando asas à criatividade.
A reação ao receber a agenda no primeiro dia de aula foi muito positiva. O aluno Gustavo, do 2º ano do Ensino Fundamental, conta: “Eu fiz quatro bonecos, três de terror e um igual a mim. Eu achei muito legal poder criar o que a gente quiser”.
Para a Professora Amanda Franco, do 2º ano, a personalização das agendas foi uma atividade diferente e importante: “Foi muito legal os ver encontrando o tom de pele, o cabelo… eles se reconheceram ali. As crianças já compreendem a função e a importância da agenda. Sabem que a vida escolar está ali”.
Ela destacou também a importância de trabalhar em grupo e como a nova configuração da sala, adaptada para metodologias ativas, foi essencial: “Alguns alunos ainda tinham dificuldades para tirar os adesivos, então eles se ajudavam. Nessa nova configuração da sala, eles puderam interagir de forma mais dinâmica uns com os outros, o que os ajuda a construir melhor o pensamento”.