A arte da convivência
21/06/2017

O respeito e a educação são fundamentais para que seja possível viver em sociedade e fazem parte de um aprendizado global. Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 6º ano puderam discutir temas como respeito ao momento de fala e ao espaço do outro, assim como a manutenção de relações sadias e leves. A intenção da atividade foi ajudar alunos, numa fase de transição a  lidar uns com os outros de forma mais tranquila.

O professor Karl Witte, diretor de um centro escolar na cidade alemã de Bremen, já havia tentado de tudo para controlar a sua turma: pediu, ameaçou, repreendeu e até mesmo expulsou de sala alunos que se comportavam mal. Foi então que ele criou a disciplina “trato, modos e conduta”, que funcionou como uma grande mudança no modo como os alunos se comportavam em sala. A partir dessa ideia, a professora Glaucia Mourão e o professor Gustavo Abreu decidiram introduzir o tema à turma e observaram ótimos resultados no trato ao outro.

Após as discussões, suscitadas por vídeo e texto, ainda fizeram uma atividade mais lúdica! Buscando uma maior integração entre todos os alunos da turma, a proposta do amigo-oculto com bilhetes é criar um momento de troca de afetos por meio da escrita. Assim, podem colocar em prática tudo que foi aprendido em sala. O aluno Vítor Leão, da 6M3, explica: “A atividade foi ótima porque eu entendi a importância do respeito e coloquei isso em prática. O amigo-oculto foi muito legal também, escrevi a cartinha para falar o que a gente gosta na pessoa e recebi uma com o que gostam em mim”.