O Brasil é um país de origem multicultural e as influências da atual sociedade brasileira advêm de diversas partes do mundo. Entretanto, muitas vezes a civilização que já existia nessa nação é esquecida ou diminuída perante as grandes potências mundiais. Pensando no resgate da cultura indígena, a 1ª série do Ensino Médio montou uma bela exposição na escola enquanto trabalhavam em sala o romance “Iracema”, de José de Alencar.
A intenção da exposição foi fazer uma homenagem aos nossos antepassados e suas manifestações culturais, principalmente a pintura corporal e as suas lendas. Os alunos pesquisaram os traços de várias tribos e seus significados e pintaram a si mesmos na tentativa de sentir na pele um pouco dessa experiência singular que só o índio tem. Além disso, buscaram por lendas, principalmente as mais desconhecidas do público para trazer essa informação tão especial que merece nosso respeito e atenção, como a lenda da formação das estrelas e do guaraná.
A professora de Literatura, Aline Bernar, comenta: “Eles trabalharam lindamente pelo projeto e o resultado foi muito satisfatório. É emocionante ver como eles se aproximaram com todo cuidado e respeito da cultura indígena e aprenderam com ela. Sinto-me orgulhosa de alunos que se empenhem em atividades assim para não deixar nossa história morrer”.