Novos espaços, professoras, crianças, experiências. As novidades são muitas para os pequenos nos primeiros dias de aula no Jardim. Para dar segurança aos recém-chegados, é necessário cuidado e paciência para lidar com cada criança, respeitando o tempo individual de cada uma nesse momento delicado.
Para que a transição entre casa e escola se dê de forma confortável para as crianças e para os pais, o processo de ambientação é feito calmamente. Com turmas divididas e horários reduzidos nas primeiras semanas, as professoras conseguem estabelecer vínculos e criar uma proximidade maior com cada um dos alunos.
A presença dos responsáveis é essencial para garantir o suporte emocional dos pequenos. Para isso, durante as primeiras semanas de aula, os adultos participam deste momento de acolhimento no novo ambiente, até que as crianças se sintam seguras e confiantes para estarem desacompanhadas no espaço escolar.
Para a Coordenadora do Grupo 1 ao Grupo 4, Christiane Pereira, “É importante que as famílias estejam dispostas a participar desse processo e entendam que faz parte do crescimento deles. São as relações que eles estão começando a estabelecer por si só, em um universo fora da família que vão começar a criar a partir de agora. Para que isso aconteça, eles precisam do aval da família, que por sua vez, precisa estar se sentindo segura, dando segurança às crianças. É um processo que envolve todos os funcionários”.