As turmas do Bilíngue New York e San Diego se envolveram em um novo estudo centrado no tema “bears”, os famosos ursos. A partir de algumas atividades práticas, as professoras Flávia Augusta e Milena Ferreira ajudaram a contextualizar a vida desses animais tão interessantes aos olhos das crianças.
A atividade contou com muita participação dos alunos! Com a montagem de um “mapa dos ursos”, pintaram e identificaram os lugares onde vivem e suas condições climáticas. Perguntas como “por que o uso polar é branco?” levaram a novas descobertas sobre os conceitos de camuflagem, alimentação e vida dos animais. A partir delas, produziram cartazes com todas as informações que descobriram. A balança do urso (balance the bear) foi usada para diferenciar pesos, com a tentativa de atingir o equilíbrio com diferentes objetos.
Na cooking class, fizeram deliciosos bear cookies em formato de urso! A alimentação foi um ponto essencial no aprendizado, já que eles puderam diferenciar o que comem o panda, o polar bear e o brown bear. Os alunos da turma New York explicaram a alimentação dos diferentes ursos: “Brown bears are omnivores: They eat fruit, vegetable, fish, honey and meat. They live in a forest. Polar bears are carnivores, they eat penguins, small whales, fish and seals. They live in the snow. Panda bears are herbivores, they eat bamboo leaves. They live in a forest”.
Fizeram, ao final, uma brincadeira tentando acertar a boca do urso com os alimentos que podem ser consumidos e também confeccionaram uma incrível caverna, que ilustrou um dos habitats estudados. Os ursinhos de pelúcia, já muito conhecidos pelas crianças, foram apresentados em sala e cada turma nomeou o seu: Vinicius e Theodore, que ganharam um armário com roupinhas, montado com ajuda dos alunos!