Foco na alimentação saudável
12/02/2020

No GayLussac a arte, a cultura e o bem-estar caminham juntos. Na semana anterior ao início das aulas os novos pais, pais e convidados participaram de um evento de três dias todo voltado para temas que são prioritários em nossa educação: a alimentação saudável e o bem-estar. O ponto alto desse encontro foi a palestra da nutricionista e apresentadora de TV Gabriela Kapim sobre alimentação e infância. A palestra faz parte de uma parceria com a Sodexo, que é responsável pela alimentação na escola.

Autonomia da criança e empoderamento do adulto

Tendo como ponto de partida o lema “Descascar mais e desembalar menos”, a nutricionista indicou que uma alimentação saudável é responsabilidade das famílias. Para ela, é do adulto o poder de mudar, formar valores nas crianças, fazendo uma escolha consciente por uma vida mais saudável e estimulando a diversidade de alimentos no prato.

 “Um dia me perguntaram se eu obrigava meus filhos a comerem bem. Pensei bem e é isso mesmo, assim como eu obrigo a usar o cinto de segurança no carro. Uma alimentação inadequada é negligente e pode matar em doses homeopáticas”, Gabriela Kapim

Kapim convidou a plateia a replicar suas orientações que não servem apenas para as crianças e sim para todos. Elas são:

  1. Comer sentado à mesa – é um hábito que estimula o vínculo afetivo e a troca de experiências entre pais e filhos. Para ela, é preciso que os pais transformem esse hábito em prioridade em sua vida;
  2. Comer sem distrações eletrônicas – os estímulos visuais fortes impedem que o cérebro registre a atividade, o que faz com que se coma mais ou menos que o necessário. Para Kapim é preciso retirar da mesa o celular e desligar a TV;
  3. Fazer o próprio prato e comer sozinho – estimular essas atitudes incentiva a autonomia e a escolha do seu próprio alimento;
  4. Cinco cores no prato – estipular a regra das cinco cores fará a criança comer cereais, proteínas, legumes e verduras, provendo diferentes nutrientes e variando o cardápio;
  5. Sempre experimentar alimentos novos – ajuda a ampliar o paladar e transforma a alimentação em um desafio.

Kapin lembra também que na educação alimentar não se pode ter preguiça ou pena e é preciso ter persistência e paciência. A nutricionista tirou dúvidas dos presentes e todos foram convidados a um lanche saudável na cantina após o evento.

Maria Carolina, mãe de João e Bernardo, esteve presente e conta: “Acho muito importante nesse mundo em que todos têm pouco tempo, convocar os pais para pensar uma alimentação saudável. Os filhos refletem o que fazemos em nossa alimentação”.

A palestra faz parte de uma ação da Sodexo com o objetivo de incrementar o projeto de educação alimentar já existente na Gaylussac. A iniciativa inclui uma campanha onde as crianças serão envolvidas na experimentação de novos alimentos, além de participação da Gabriela Kapim, que trabalha em parceria com o time de nutricionistas e colaboradores do restaurante da Sodexo e assina os cardápios.

Da literatura ao circo

Durante os três dias de eventos, as crianças se divertiram com atividades relacionadas ao bem-estar e alimentação saudável. Elas conheceram os movimentos da Ginástica com a professora Laura Seixas; viveram as aventuras do circo na Oficina do professor Raphael Pompeu; fizeram os movimentos da Yoga com a professora Telcy Ruas e dançaram com a professora Loisi Damiani.

A jornada também envolveu descobrir quantos saquinhos de açúcar têm em cada alimento; colocar a mão na massa e fazer receitinhas na Sala de Cooking; buscar desafios na Horta e tomar um refrescante banho de mangueira.

Sylvia Ortoff, Aleksi Tolstói, Robert Kalan e parlendas populares fizeram parte da oficina da Costurando Histórias, com Daniela Fossaluza, que usou o encanto de tecer histórias com tapetes sensoriais repletos de elementos lúdicos. Oficina de Teatro com o professor Raphael Pompeu e de Capoeira, com o professor Aritana também fizeram parte da programação.

Muita diversão para iniciar as aulas com gostinho de GayLussac Jardim.