Cenários sombrios com enredos horripilantes, apelo ao sentimento do medo, criaturas assustadoras, clima de mistério no ar.… várias são as características do gênero literário de terror. Pela sua riqueza, o 7º ano do Ensino Fundamental trabalha a escrita de contos de terror com a professora de Produção Textual, Carolina Chebel. Para isso, se baseiam na leitura dramatizada do livro Sete ossos e uma maldição de Rosa Amanda Strausz. As histórias escritas foram apresentadas pelos alunos na Biblioteca no dia do Halloween e farão parte do caderno de contos “Terror na Floresta”, que ficará exposto para leitura na escola.
No projeto os alunos puderam desenvolver as habilidades de interpretação, criatividade e trabalho em grupo. A professora Carolina Chebel explica: “O projeto faz ponte com outras artes e dá bastante liberdade para que os alunos explorem a maneira que vão passar o conto. Ele também permite que habilidades de interpretação teatral, leitura e desenho possam ser apresentadas e desenvolvidas, fazendo com que o aluno vá além das atividades de escrita”.
Após as apresentações, os alunos tiveram uma videoconferência com a autora do livro, Rosa Amanda Strausz, em que puderam tirar dúvidas sobre a obra. O aluno Leonardo Duarte, da 7M3, conta: “O encontro foi bem interessante pois pudemos conhecer os métodos de escrita e de processo criativo da autora. Ela também nos deu dicas para nossas próximas redações, como a escrever sobre coisas que somos próximos. A integração foi um excelente momento para refletirmos sobre nossa escrita”.