6º ano em HQ
15/12/2018

Boom! Paft! Puff. Sniff, sniff… As onomatopeias são marca registrada das histórias em quadrinhos. Elas são capazes de dar vida, emoção e dinamicidade ao texto, agregando a ele mais uma linguagem a ser compreendida em conjunto. Por isso, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto interdisciplinar “Histórias em Quadrinhos”, que reuniu Arte, Língua Portuguesa, Produção Textual e Programação, para compreender diversos conteúdos agregados às engrenagens das charges em sequência.

 

Linguagem verbal e não verbal, o texto da imagem e a criação da história. Os balões, o tamanho dos quadros, a sequência de leitura, os personagens e as reflexões, tudo isso trabalhado ao longo do ano em três etapas de aprendizagem: introdução ao tema, estudo das formas e produção de HQ. Esta última foi produzida durante as aulas de Programação, no programa Squad. O Instrutor de Programação, Victor Sassi, explica: “Em 3 aulas eles aprenderam a utilizar diversos comandos para montar suas histórias, com as quais os alunos aprenderam a ilustrar algo que estavam imaginando, trabalhando o raciocínio lógico que podem os ajudar na compreensão de qualquer outro conteúdo”.

No ensino de Artes, as onomatopeias entraram em ação. Cores, formas geométricas e letras garrafais era ilustradas nas construções da Pop Art em críticas sobre o consumo exacerbado.  Além da montagem das histórias e das onomatopeias, os alunos participaram de um troca-troca de HQs. Na biblioteca, junto aos professores Gustavo Abreu e Glaucia Mourão, as histórias que marcaram os alunos na infância foram trocadas com os colegas para que eles também pudessem viajar pelas páginas.