Niterói além dos muros da escola!
05/01/2024

O GayLussac tem orgulho de fazer parte dos 450 anos da história da cidade sorriso, deixando sua marca na educação das crianças niteroienses. Aqui, buscamos apresentar a cidade aos nossos alunos em trabalhos de campo, passeios e aprendizados que vão muito além dos muros da escola, tornando a interação com o local onde moram algo vivo e duradouro.

A potência da experiência

Parte do nosso projeto pedagógico, o estudo do meio com trabalhos de campo permite aos nossos alunos irem do quarteirão à praça, do museu à praia, fazer trilhas ou correr no calçadão, integrando nossas crianças à história do local onde vivem. São inúmeros projetos, do GayLussac Jardim ao Ensino Médio que inserem os alunos na vida urbana de Niterói, seja em observações artísticas, pesquisas, visitas pedagógicas ou intervenções mais ativas como a limpeza de praias ou a ação direta de troca e partilha em instituições carentes.

É na interação de nossas crianças com a cidade de Niterói que elas exercem direitos fundamentais de cidadania como conviver, expressar, brincar, participar, explorar e se conhecer. Acreditamos que o espaço é um terceiro educador e por isso envolver nossas crianças na rica experiência de vivenciar a cidade e seu território é fundamental.

Com projetos como o “Por Um Mundo Melhor” e o Índice de Valores Atitudinais Solidários, além de campanhas que envolvem toda a comunidade escolar, como a de arrecadação para um Natal Sem Fome e de sustentabilidade, com a coleta de tampinhas para a RioEcoPet, nossos alunos participam da vida da cidade de maneira direta, positiva e cidadã.

Parabéns, Niterói!

Aqui, o aniversário da cidade foi celebrado com uma exposição de fotos desse intenso contado da infância com a cidade, aquarelas pintadas pelos alunos com cenários urbanos, uma linha do tempo desenhada pelo 4º ano, além de um livro de versos tendo Niterói como protagonistas – feito pelos alunos recém alfabetizados do 1º ano em parceria com o Itinerário de Linguagens da 1ª série do Ensino Médio.

No Jardim, dentro das comemorações dos 450 anos da cidade, as turmas do Grupo 4 receberam seus avós para uma tarde de memórias, fortalecendo os laços entre avós e netos. Além disso, em uma ação de responsabilidade social, os alunos da Escola Municipal Profª Maria Angela foram recebidos, no Teatro Gaylussac, para assistir a peça sobre Joseph Loius Gay-Lussac, elaborada pela equipe do Alegretto.

“Saber sobre o território traz sentido ao conceito de espaço geográfico que habitamos e também cria uma relação de memória afetiva criando uma forte consciência cidadã. Nós devemos conhecer bem Niterói e participar de modo ativo naquilo em que precisamos melhorar e supervalorizar tudo que temos de incrível em nossa cidade”, Luiza Sassi, Direção Geral

Acontece Gaylussac -450 de anos de Niterói
Acontece Gaylussac -450 de anos de Niterói
Acontece Gaylussac -450 de anos de Niterói
Acontece Gaylussac -450 de anos de Niterói