Pensando em democratizar o acesso a produções artísticas e atividades formativas, o 1º Festival de Teatro Musical de Niterói surgiu como uma nova proposta cultural na cidade. Foram palestras, oficinas e espetáculos abertos ao público, em uma manifestação cultural potente que reiterou a ideia de que a arte move e comove, celebrando e encorajando o desenvolvimento da arte e da cultura de Niterói e região. O evento foi organizado em comemoração aos 42 anos do Teatro GayLussac.
“Um conto de fado padrinho”
Diversidade e liberdade: Essas foram as mensagens passadas pela peça “Um conto de fado padrinho”, premiada pelo Prêmio Zilka Salaberry de melhor espetáculo infantil da cidade e melhor direção musical, que abriu o 1° Festival de Teatro Musical de Niterói, no dia 25 de julho. O evento contou com a presença de 180 pessoas.
“Cargas D’água: um musical de bolso”
“Viva a poesia, viva a cultura popular brasileira, viva o teatro musical autoral brasileiro, que apesar do medo de ser o que ele nunca foi, segue sem pressa nenhuma de ser o que ele já é e sempre vai ser: nosso”.
Foi com essa frase potente que Vitor Rocha, autor da peça “Cargas D’água: um musical de bolso”, concluiu a apresentação na segunda noite do evento.
O espetáculo tratou das temáticas do medo e da vontade de alcançar os sonhos de forma sensível e com uma pitada de bom-humor, ao contar a história de um menino que, ao fazer amizade com um peixe, começa a ver a vida com outros olhos.
“O pescador e a estrela”
“Existe bem mais, não olhe para trás!” Essa foi uma das mensagens que o espetáculo “O pescador e a estrela” transmitiu ao público na terceira noite do 1° Festival de Teatro Musical de Niterói. A peça, que convidou a todos a sentir o mundo ao redor e, assim, ser menos ansioso, conta a história de um jovem pescador cego em busca de seu amor desaparecido – uma estrela de verdade!
“As metades da laranja: Um musical com canções de Fábio Jr.”
Uma história de amor contada com memes, alguns toques de crítica social e claro, muita música. Essa foi a combinação do espetáculo “As metades da laranja: Um musical com canções de Fábio Jr.”, que aconteceu na última noite do 1° Festival de Teatro Musical de Niterói, e arrancou risadas e aplausos da plateia desde a introdução. A peça teve lotação esgotada.
“O Festival tem como objetivo desenvolver e expandir a arte do teatro musical, que é tão múltipla, além de incentivar a participação nesse universo e isso tem tudo a ver com o Teatro GayLussac. Não existe educação sem cultura e vice-versa. Assim, teremos uma sociedade melhor, pois ela será crítica, mas também humana”
Fabrizio Sassi, idealizador do projeto
Concluindo o Festival, tivemos o lançamento do livro “Teatro GayLussac: – uma história a ser contada”. Confira mais informações sobre esse evento clicando aqui.