Há 15 anos a escola inaugurava o Projeto Bilíngue Forever e, com ele, uma trajetória de sucesso. O projeto, que é opcional, cresceu de duas turmas, quando da sua estreia, em 2001, para 14. Esse crescimento é fruto da confiança que os pais depositam nos fundamentos do projeto e reside na convicção de estar fazendo um investimento valioso para a formação acadêmica de seus filhos. Todos os anos, alunos do Jardim 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental passam suas manhãs na escola, aprendendo e se divertindo em inglês.
No último dia 4, as turmas estavam em clima de festa. Os alunos se reuniram em volta de uma grande mesa enfeitada para a comemoração, cantaram parabéns e comeram bolo. Os pedaços contavam com bandeiras de alguns países que falam inglês, marcando a diversidade e a troca cultural que o projeto promove.
Os formandos da turma Liverpool Luiza Dantas, Bernardo Accetta e Maria Luísa Ferreira comentam: “In Bilingue we learn how to speak English in a funny way. We can travel to other countries and understand what people are saying and that’s very cool. Also, we learn not only in class, but while in Physical Education, watching movies, cooking, it’s a different way to learn the language”. Já Maria Clara Pinho e Maria Luiza Raposo, da turma Edinburgh, contam: “We started Bilingue 7 years ago and we didn’t know a single word in English. Now, we are able to speak and understand and that all because of the project”. E completam: “We are going to miss it next year”.
O projeto que visa o bilinguismo através da imersão e vivência da língua possui liberdade para desenvolver projetos com temas que sejam do interesse dos alunos. Assim, o conhecimento é passado de uma forma diferenciada e divertida. É nessa marca que aposta a Coordenadora Valéria Barros. Ela afirma: “Atribuo muito o sucesso do projeto a equipe que nós temos, são profissionais maravilhosos”. Para ela, trabalhar com o projeto é um sonho e complementa: “Trabalhamos com alunos pequenos, no período crítico de aquisição da linguagem, então eles acabam passando pelo processo de aprendizado também em inglês. Eles sentem naturalidade e intimidade com a língua porque estão imersos nessa cultura”.
Também pioneira no projeto, a professora Ana Cristina Dias conta que se surpreendeu com a evolução do Bilíngue e com a forma como a escola foi tomada e modificada por ele e para ele. Ela conta: “Aqui eu planto sementinhas e quando chego lá no Ensino Fundamental e vejo as flores desabrochando eu percebo que a dimensão do projeto não é apenas física, mas perpassa o aprendizado”. “Eu amo trabalhar no projeto, principalmente porque ensinamos o aluno a viver em inglês, abordamos temas do dia a dia e, no fim, eu vejo o quanto o projeto é significativo para eles e o quanto eles gostam de estar aqui”.
Em 2016, a grande novidade do Bilíngue é a implantação do IPC (International Primary Curriculum), que dará uma perspectiva multicultural para os projetos que já são realizados ao ampliar os horizontes e trabalhar com um ensino de foco globalizado. O objetivo do IPC é estimular o conhecimento levando em consideração a vivência e a experimentação, assim, o aluno se torna protagonista do aprendizado, realizando atividades práticas com o vocabulário estudado.
Para muitos, o Projeto Bilíngue Forever foi o primeiro contato com a língua inglesa e, justamente por isso, um dos mais intensos e significativos. É isso que narra o ex-aluno Ido Feiten, formando da segunda turma do projeto. “O Bilíngue foi um dos momentos mais marcantes do GayLussac para mim. Sem sombra de dúvidas, foi nele que aprendi inglês, principalmente pelo ambiente que despertava o aluno a se expressar. Se hoje eu me sinto confiante para viajar e falar inglês, uma boa parte eu devo ao Bilíngue”.
De uma forma geral, o projeto conquista todos que por ele passam e modifica a relação do aluno com a língua. Parabéns a todos os envolvidos nesses 15 anos de sucesso e que venham muitos outros aniversários repletos de histórias para serem compartilhadas.