Jogando com cálculos
28/06/2019

Qual o impulso necessário para dar um salto? Qual a velocidade média alcançada durante uma corrida? Quais os hormônios liberados ao fim de uma atividade física? Essas e mais perguntas estiveram presentes na elaboração do projeto interdisciplinar de Educação Física, Química e Física, desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em junho. Estudando a frequência cardíaca, o sistema de alavanca corporal e o controle neuromotor, os alunos participaram de um circuito funcional na quadra e fizeram medições para calcular a velocidade, potência e as transformações de energia durante as atividades.

A aula que tem como característica uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada com base em um treinamento funcional e crossfit. O objetivo da variação de exercícios como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar é proporcionar ao aluno o ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade, melhorando a condição física e funcional do indivíduo.

O professor de Educação Física, Darlan Campos, explica: “A interdisciplinaridade pode ser considerada uma alternativa viável para trabalhar conteúdos das disciplinas de maneira mais abrangente e prazerosa. Para isso, considera-se a interação com as disciplinas de Física e Química no 9º ano do Ensino Fundamental como um importante fator para a apreensão de conhecimentos”.