Narrar e ouvir uma narrativa é uma atividade milenar que passa de geração em geração através das civilizações. Inspirada na pedagogia de vanguarda de Reggio Emília, na Itália, que possui o projeto Reggio Narra, a nossa Educação Infantil se envolveu no Amigos Narram. Na cidade, a praça pública se torna um espaço aberto à contação de histórias. Em nossa escola, os amigos do 2º ano do Ensino Fundamental escolhem e contam histórias aos pequenos do Jardim 3.
Fantoches, dedoches e elementos para uma sopa de pedra. A maneira de apresentar a história ao colega era livre. Quizzes e jogos também fizeram parte da contação, que convidava os menores a mergulharem de cabeça nas aventuras literárias
A professora Gabriela Pinto, da J3T3, vê grande ganho na troca entre os alunos e explica: “Esse é um projeto que encanta porque eles podem perceber quanto a fluidez da leitura, despertar o olhar para um outro imaginário e também perceber a importância de ouvir o outro”
A aluna Beatriz Oliveira, da 2T1, relata: “Eu gostei muito de contar a história e quem ouviu riu demais! Eu aprendi sobre a importância de ouvir quando outra pessoa conta algo para a gente, é muito ruim quando não prestam atenção na gente”
Envolvido com o projeto, João Vale, da 2T1, decidiu não apenas contar histórias, mas ensinar sobre sua composição nos livros. Sílaba por sílaba, João ia ensinando Bento Morais, da J3T1, a ler
O aluno Francisco Aquino, da J3T3, ouviu duas histórias e conta: “A irmã do Joaquim leu uma história para mim e eu adorei porque foi muito engraçada. Era sobre uma galinha numa caixa. Eu gostei de ouvir história porque a gente fica com o corpo mais relaxado e também mais alegre”