Vamos ocupar a praça?
29/05/2019

A manhã do último sábado, 25, foi recheada de brinquedos populares, pé de poesia, confecção de bonecos de jornal, oficina de petecas, bolinhas de sabão, natureza e arte. A valorização da infância através do brincar e do aprofundamento das relações entre pais e filhos foi a marca do nosso evento “Vamos ocupar a praça?”, que convidou as famílias da Educação Infantil para um momento de descontração e contemplação da natureza.

A proposta cria, também, laços afetivos entre a infância e o entorno urbano, valorizando os lugares públicos de nossa cidade. Uma criança que cresce em contato com a natureza e com os espaços urbanos se torna um adulto que estima esses ambientes e os preserva.

As sombras das árvores, os pássaros e o vento são presentes especiais. Por isso, pais e alunos foram convidados a participar de uma plantação de mudas na praça. As crianças relatam: “Cada um faz a sua parte e ajuda o meio ambiente. Se é público, é seu! Cuide!”

“Lambe-lambe” foi a atividade inspirada em técnica fotográfica importante para a popularização da fotografia no século XIX, que buscava registrar os momentos especiais e familiares em praças e parques. Nela, os alunos enxergavam seus “pais-modelos” invertidos na câmera escura e os desenhava a seu olhar com o giz de cera branco. Em seguida, mergulhavam suas peças em tinta guache azul para revelarem a sua obra de arte.

No encontro, interatividade e ludicidade foram trabalhadas a fundo na ocupação. Flexibilidade e agilidade para escapar da “cama de gato”, sem encostar nos fios, e equilíbrio e concentração para o slackline, trabalharam a coordenação motora de toda a família que entrou na brincadeira

Tatiane Castro, mãe de Matheus, estava acompanhando o evento a fim de conhecer as metodologias da escola. Ela conta: “Eu e meu filho adoramos. Acho muito importante essa oportunidade que a escola dá para os pais conhecerem e vivenciarem um pouco das atividades que são feitas na escola”

Na percussão, baldes, panelas, colheres e latões firmavam o ritmo que chamava todos para entrar no clima da Orquestra da Praça

Sentados em roda num pano de chita, a manhã também contou com um delicioso piquenique preparado pelos pais. Tatiana Jordão, mãe de Ricardo e Arthur, conta a experiência: “Trazer as crianças para ter esse contato com a natureza é fundamental, sobretudo em um momento em que elas têm muito acesso à eletrônicos. As brincadeiras ao ar livre trabalham a imaginação e ver isso sendo incentivado pela escola é muito bacana”

Atrelado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU, a temática da natureza e bem-estar carrega memórias afetivas e a arte do cuidado: consigo, com o outro e com o espaço.