Um encontro entre os alunos do 6º ano e crianças de um tempo tão, tão distante. Crianças que se aventuraram em um mar hostil, que enfrentaram os perigos da Cruzada das Crianças. E se tornaram invisíveis em uma embarcação mágica que observa o nosso mundo através dos séculos. O livro “O Barco das Crianças”, de Mario Vargas Llosa, foi a inspiração para o Projeto Literário da 1ª etapa que envolveu as disciplinas de Português, Produção Textual e Cidadania e Salvaguarda.
Empatia, escuta atenta, respeito ao outro e a questão dos refugiados estiveram presentes nessa proposta temática, histórica e discursiva. Os alunos fizeram uma leitura coletiva em sala de aula que suscitou questionamentos filosóficos e sociais. O objetivo era efetuar um resgate de memórias, refletindo sobre a importância das histórias individuais na constituição do ser humano.
A professora de Português, Glaucia Mourão, explica: “Os alunos produziram autobiografias que privilegiaram não apenas a produção da história individual, mas também as memórias da origem familiar, deixando em evidência as possíveis imigrações dos antepassados para o Brasil”.