Seria a Idade Média uma Idade das Trevas? Com objetivo de descontruir esse senso-comum tão habitual na mídia contemporânea, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental foram desafiados a vivenciar essa cultura que foi responsável por heranças tão importantes do nosso tempo. Momento de nascimento das línguas europeias atuais, das universidades, da burguesia, da arte sacra e gótica, da revolução urbana e comercial, a Idade Média foi, na realidade, um período de inovações.
A proposta da professora de História, Vanessa Sanches, envolveu os estudantes na organização de uma Feira Medieval, onde expuseram trabalhos de artes plásticas, música, culinária medieval, danças e músicas. As turmas apresentaram as atividades para os professores e alunos de outros anos. De maneira interdisciplinar, a vivência envolveu Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa.
A professora explica: “Embora distante cronologicamente do nosso tempo, a Idade Média está presente em muitos segmentos da nossa sociedade. Herdamos parte da cultura medieval que fora trazida pelos conquistadores europeus. Foi uma época de inovações e grandes transformações sociais, econômicas e culturais. Um dos principais objetivos da “Vivência Medieval” foi proporcionar aos alunos um trabalho lúdico e interdisciplinar, que despertasse neles um maior interesse sobre o tema, de forma que sentissem prazer no processo de aprendizagem”.