Desde cedo, os alunos da Educação Infantil são incentivados a conhecerem novos alimentos através do projeto “Mãos à Horta!”. Plantar uma semente, cuidar e vê-la crescer até que possa ser colhida, envolve paciência, responsabilidade e incentiva uma alimentação mais saudável, a partir dos produtos cultivados. Neste ano, os alunos do GayLussac Jardim fizeram diversas investigações e votações para escolher o vegetal que faria parte de seus aprendizados compartilhados e reiniciaria as atividades nos canteiros da escola.
“Como está a nossa horta?”, indagou Bernardo Moreira, da J2T1. Na volta às aulas, a turma J2T1 foi até a horta e percebeu que ali havia crescido muitas plantas diferentes. Depois de tocar, sentir o cheiro e observar atentamente cada detalhe, descobriram que aquelas plantas não eram comestíveis, que ninguém as havia plantado e que foram germinadas durante as férias. Após as constatações, os alunos discutiram que tipos de alimentos poderiam existir ali. Eles contam: “Alimentos de comer! Verdura, legumes, temperos… Fruta que nasce em árvore grande não dá”.
Aprofundando as discussões de qual alimento poderia ser gerado na horta, os alunos realizaram uma investigação sobre os tipos, cores, formatos e texturas da alface. A partir disso, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental fizeram uma votação para decidir qual subespécie da hortaliça preencheria os canteiros da Horta do Jardim.