Exercer cidadania é buscar encontrar alternativas que tornem a sociedade mais ética, justa e equilibrada. Para tal, é importante que a escola forneça desde cedo possibilidades para que esses valores se construam e se solidifiquem. Por isso, em março, os alunos do 6º ano da Middle School Extended, nas aulas de Maker Lab, iniciaram projetos que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU, a fim de atenderem demandas da sociedade atual.
Uma cidade sustentável em que as casas que funcionam completamente à energia solar. Um lugar em que as pessoas possuam um meio de transporte movido à imãs mais rápido, seguro e eficiente. Uma pulseira eletrônica que ajude no acompanhamento de pessoas com suspeita de hipertensão. E uma campanha inovadora para que o plástico suma de vez de nossos oceanos. Essas são algumas das ideias em ação elaboradas e defendidas pelos alunos. Thais Codensey, da turma B, conta: “Além de ter forte impacto na sociedade, o que aprendemos com essas propostas poderá ser usado no futuro com maior aprofundamento”.
Programação, marcenaria, técnicas de elaboração de campanhas, pintura e projeção foram algumas das ferramentas utilizadas pelos alunos na construção de seus projetos. Para o professor de Maker, Victor Sassi, a reflexão sobre a importância dos objetivos trabalhada em grupo, são os maiores ganhos: “Esta é mais uma forma de colocar o que eles veem em sala, em prática, usando a criatividade para pensar em coisas que possam influenciar em um bom desenvolvimento da sociedade. Trabalhando em grupo, eles também percebem que precisam dividir tarefas e um ajudar o outro para atender às expectativas da ideia deles”.
O espaço Maker é um local privilegiado para desenvolver projetos criativos com as “mãos na massa”. O Maker Lab é uma das atividades do Middle Extended, um programa que integra o currículo do Cambridge International School com aulas de Math, English and Global perspectives em conjunto com atividades de esportes e deveres de casa.