Folia sustentável
28/03/2019

Para estimular uma folia sustentável, em fevereiro, os alunos do Clube de Ciências prepararam para os dias de Carnaval, um glitter sustentável. Oferecido até em versão vegana, os alunos estudaram, além da confecção do “pozinho brilhante”, os impactos causados pelo descarte de microplástico nos oceanos. Oferecido para alunos que gostam de Ciências Naturais, o Clube de Ciências é uma iniciação a projetos científicos e um estímulo à pesquisa, em que os alunos podem vivenciar suas aprendizagens com experiências e dinâmicas, unindo conceitos teóricos e práticos.

A aluna Betina Dantas, da 7M2,  explica: “A nossa ideia é estimular a redução do uso do glitter tradicional, já que este é feito de micropartículas de plástico, que os filtros do esgoto não conseguem segurar. Assim, quando a água já tratada retorna ao mar com as partículas, os peixes menores acabam as consumindo e, com o tempo, morrendo”.

Para a aluna Maria Clara Duarte, da 6M3, esse é um problema muito grave, já que os animais marinhos fazem parte da teia alimentar e da nossa alimentação. Ela conta: “Além de aprendermos sobre diversas coisas, o Clube permite que façamos projetos que possam ajudar alguém, no caso, o próprio lugar em que vivemos. Quanto mais pessoas a gente estimular a usar o glitter sustentável, mais estaremos ajudando ao meio ambiente”