Cidadania de Corpo Inteiro
12/11/2018

Muito além do livro e da imagem, a vivência é capaz de levar o aprendizado para esferas muito mais profundas. Os Clubes de Pesquisa do Jardim, buscam aliar essa prática a temas que permeiam o cotidiano dos alunos, transformando olhares e promovendo uma formação cidadã, dentro do projeto Criança Cidadã. Assim, para aprofundar os estudos do Clube de Pesquisa da turma J3T5, Cidadania de Corpo Inteiro, nossos alunos receberam a visita do atleta paralímpico universitário Gabriel Mataruna, em outubro, para uma roda de conversa repleta de perspectivas.

Em uma reunião na quadra, Gabriel contou sobre o apoio da família, a descoberta do esporte e o acidente que o levou a ficar na cadeira. Falou de suas superações e tirou dúvidas dos alunos. Ele conta: “Estar aqui passando para eles um pouco da minha vivência, é fundamental para que elas cresçam com um olhar diferente. O meu propósito é mostrar para criançada que um cadeirante pode ser feliz e que a cadeira não é uma prisão, mas uma solução de mobilidade para estar no meio das pessoas, seguindo a minha vida e traçando novas conquistas, novos rumos”.

Além do bate-papo, os alunos ainda jogaram tênis com Gabriel, esporte que o atleta pratica além do tênis de mesa. No final, o atleta recebeu um presente feito pelos alunos.