Infâncias partilhadas no brincar
08/11/2018

Chute a gol, coelhinho sai da toca e meus pintinhos venham cá! Brincadeiras e jogos lúdicos são ferramentas essenciais na infância. Elas ensinam a importância do trabalho em grupo, das amizades e da imaginação. Esses são os princípios que norteiam a proposta do Clube de Pesquisa da turma J3T4, “Vamos Brincar”, que, em outubro, visitou a Creche Comunitária Dom Orione, para que as crianças brincassem juntas. O objetivo do Clube é que as crianças aprendam diferentes formas de brincar, que perpassam culturas, espaços e gerações de infâncias passadas e atuais.

Um encontro de saberes sobre o brincar em que o maior ganho foi o estabelecimento de novos laços de amizade. A professora Fabiane de Assis explica: “A gente queria que eles experimentassem um novo lugar, que eles pudessem ter contato com outras pessoas. Quando retornamos, eles disseram que o mais importante para eles na visita foi fazer novos amigos. A ideia era conhecer brincadeiras e eles conheceram muito mais do que isso”.

Ao final da visita, os alunos do GayLussac e da creche trocaram bolas assinadas com seus nomes para terem uma recordação do dia do brincar. A turma J3T4 escreveu um relato: “Quando nós chegamos, as crianças cantaram para nós, isso deixou a gente emocionado. Nós brincamos bastante e conhecemos novos amigos. Amamos muito. Gostamos de receber a bola com o nome das crianças e achamos que eles também gostaram de receber a bola autografada pelos amigos da nossa sala”.