A linguagem das vanguardas
24/10/2018

Do mesmo modo que o papel do artista não se mantém o mesmo em cada cultura, espaço ou tempo, também está sempre em transformação a própria arte. Durante as aulas de Dupla Regência dos professores Gustavo Abreu e Tigran Magnelli, de Gramática e Literatura, os alunos foram convidados a refletir sobre como as várias materializações da linguagem inovam as formas de criação artística no mundo contemporâneo. Assim, a 2ª série do Ensino Médio foi levada a uma imersão no universo das vanguardas artísticas europeias do século XX.

A Dupla Regência é um projeto que une Gramática e Literatura e propõe aulas com os dois professores. O objetivo é fazer o aluno perceber que os conteúdos, além de dialogar, fazem parte de um todo que não deve ser pensado isoladamente.

Nesse contexto, os alunos foram convidados a participar de experimentações de linguagens, elaborando formas alternativas de apresentar o conteúdo teórico para os colegas, incluindo proposições de ações artísticas.

Jogos de perguntas e respostas, encenações que simulavam museus, reprodução de pinturas nos rostos e corpos, exposição de fotografias, competição de desenhos e performances pelos espaços da escola, foram as atividades promovidas pelo projeto, que potencializaram as aulas híbridas de Linguagens.

O professor Gustavo Abreu explica: “Nessas aulas invertidas, nas quais os alunos saem da posição passiva e tomam o lugar de agentes do processo de ensino-aprendizagem, todos se transformam em experts dos projetos sobre as vanguardas artísticas”.