Jogando com a Matemática
04/09/2018

O alcance de um salto, sua força e velocidade, dependem diretamente da idade, preparo físico e sexo de quem se lança. Tais informações, quando combinadas, compõem um gráfico estatístico capaz de traçar um perfil da modalidade e uma avaliação referente à Zona de Desenvolvimento Saudável do aluno. Buscando fazer essa avaliação e promover um trabalho dinâmico para as aulas de estatística, em agosto, os alunos do 9º ano do EF foram até a quadra medir sua Impulsão Vertical para analisar a Média de Desenvolvimento das turmas.

Em parceria com o professor Darlan Campos, de Educação Física, essa é uma continuação do projeto iniciado no primeiro semestre pelo professor Marcelo Soares, de Matemática, que irá compor a Semana STEAM, em setembro. Darlan explica: “Nós verificamos quem saltou mais, quem saltou menos e qual é a média feminina e masculina da turma”.

O aluno Vitor Meirinhos, da 9M2, conta que a integração entre as matérias é essencial para a melhor compreensão do conteúdo: “A atividade mostra que matemática não existe só dentro de sala ou na robótica, que no dia a dia também se usa”, conta Vitor.

“Com essa atividade eles podem ter uma nova vivência da Educação Física e ver a interdisciplinaridade que a própria matemática pode ter”, ressalta Darlan.