Light Up Learning
08/09/2018

Você sabia que 1,4 bilhão de pessoas no mundo não possuem luz elétrica? E que isso tem impacto significativo no futuro das crianças que vivenciam essa realidade? Para sensibilizar nossos alunos, o professor Victor Sassi levou a turma do Middle School Extended, do 6º ano do Ensino Fundamental, ao MakerLab para ouvir a Coordenadora do Projeto Solar Buddy, na Austrália, Billie Murphy. Trata-se de uma ONG que envolve escolas parceiras no aprendizado sobre energia solar e a carência energética de parte da população mundial, de acordo com os objetivos globais da ONU. No Projeto, os alunos recebem os kits e aprendem a montar as lanternas, que são doadas para crianças ao redor do mundo.

Os alunos participaram de uma conferência virtual com Billie e com os alunos da nossa escola-irmã pelo Grupo Cognita, PlayPen, quando tiraram dúvidas e conheceram mais sobre energias renováveis. Cada lanterna doada pelo Solar Buddy possui o custo de $25 australianos e mais a possibilidade de salvar uma vida. Grande parte da energia utilizada pelos países ajudados, antes da Solar Buddy, era a base de querosene que, além do risco de explosão, poderia gerar intoxicação por hidrocarbonetos. “No person should be reliant on dangerous and unhealthy energy like kerosene, diesel, wood, candles or battery powered torches for their energy source”, conta Billie.

Early stage evaluations indicate that with a solar light children are studying up to 38% longer”, mostram as pesquisas do Projeto e Maria Clara Góes complementa: “É incrível pensar que ainda existem crianças e comunidades que vivem sem luz elétrica. Só me faz pensar o quanto meus problemas são pequenos e o quanto somos privilegiados”.

As lanternas foram enviadas junto a cartas em inglês escritas pelos alunos. Em setembro, recebemos a resposta de que chegaram a seu destino, Papua Nova Guiné, iluminando casas e despertando sorrisos.