“Como irei usar isso na minha vida?” é a frase que muitos professores se deparam ao apresentar um novo conteúdo. Gráficos, mapas, pesquisas e divisões permeiam o campo das Estatísticas, temática que está sendo aprofundada pelo professor Marcelo Soares com o 9º ano do Ensino Fundamental em um grande projeto que comporá pesquisa na Semana STEAM, em setembro. Para demonstrar o uso da estatística no cotidiano escolar, a nossa Diretora Pedagógica, Luiza Sassi, entrou em sala de aula, em julho, para conversar com os alunos.
Rentabilidade, média de dificuldade em conteúdos específicos, perfil e desenvolvimento do aluno foram alguns dos tópicos apresentados por Luiza em sua fala: “Quando há uma grande porcentagem de alunos errando a questão, o professor precisa voltar e ensinar de novo ou melhor o conteúdo, pois o aluno não aprendeu”, exemplifica. “O objetivo é mostrar para o aluno a aplicabilidade dos conteúdos vistos em sala. Que além de importantes, permeiam intensamente o dia a dia deles aqui na escola”, explica o professor de matemática, Marcelo Soares.
A aluna Renata Araújo, da 9M3, conta como ficou surpresa com o uso da estatística na escola: “Eu não tinha a menor noção do tanto de estatística que a escola usava. Com a estatística, mesmo sendo muitos alunos por série, a escola consegue dar muita atenção ao desenvolvimento e à opinião do aluno, dos pais e dos funcionários, buscando sempre formas de melhorar. Achei muito interessante”.
O professor Marcelo Soares finaliza: “A aula da Luiza foi uma das etapas mais importantes deste projeto, pois além de mostrar que a estatística é extremamente importante em qualquer ramo, deixou os alunos muito motivados para a realização da própria pesquisa. Além da aula, os alunos ainda farão diversas atividades, como: pesquisa conjunta de matemática e educação física, onde aprenderão a coletar e organizar dados; serão apresentados a ferramentas de estatística do Excel e ainda realizarão a pesquisa na semana STEAM”.