Em junho, o 9º ano do Ensino Fundamental fez um exercício de diplomacia e mediação de conflitos. Foi o Fórum da ONU, uma atividade de simulação que envolve meses de preparação, muita pesquisa e uso da retórica para defender a delegação e o país que se representa. A apresentação foi no Teatro GayLussac e este ano contamos com convidados ilustres: alunos e professores da PlayPen, nossa escola-irmã do grupo Cognita, em São Paulo. O Fórum envolve as disciplinas de Produção Textual, História, Geografia e Contextos Transdisciplinares, em uma autêntica lição de interdisciplinaridade e sala de aula invertida.
José Antônio Júnior, Gerente Pedagógico do Fundamental e Médio, nota que se trata de uma ideia de vanguarda, adotada há 10 anos: “O Fórum foi inspirado em um exercício de relações internacionais que começou nos Jogos Universitários. Trouxemos essa prática para nossos alunos do 9º”.
A professora de Produção Textual, Karla Faria, comenta que o Fórum permite que os alunos aprendam um gênero diferente, pautado pela oralidade, que é o discurso. “Impostação de voz, fazer contato visual, polidez, ritmo, formalidade são habilidades necessárias, assim como a metodologia de pesquisa, já que eles precisam defender posições dos países representados que nem sempre são as suas”. O professor de História, Victor Taiar, complementa: “É um verdadeiro desafio de alteridade e de se inserir em um genuíno debate”.
O grupo de alunos da PlayPen adorou a experiência de espectadores privilegiados. A aluna Clara Grinberg, conta: “Foi uma experiência única para o nosso aprendizado, um jeito novo e mais fácil de aprender temas que estão acontecendo no mundo inteiro”.