Grandes intelectuais negros
05/11/2024

Palestra promove letramento racial no 5º ano

A educação antirracista tem como objetivo combater o racismo dentro e fora da escola, adotando uma abordagem que valoriza a história e destaca as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros na construção do país, em sintonia com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Com essa missão, as turmas do 5º ano receberam a professora e doutora em Geografia, Neiva Morais, para uma dinâmica de “quem é quem” sobre grandes intelectuais do mundo e suas contribuições.

Em fevereiro, o Instituto GayLussac celebrou a assinatura do Certificado de Compromisso Social, concedido pelo Instituto Maria Preta e pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) às empresas brasileiras e internacionais que demonstram comprometimento com políticas antirracistas. Desde 2019, o GayLussac formalizou sua Política Antirracismo, compartilhada com toda a comunidade escolar. A escola promove formações de professores com literatura antirracista e adota, anualmente, autores negros no currículo obrigatório.

 

“Achei bem interessante a atividade em que precisávamos adivinhar a pessoa que contribuiu para a humanidade; todas as pessoas eram negras. É triste porque o que elas tinham em comum era o fato de terem sofrido com o racismo, mas superaram isso”, Valentina, Isabela e Stella, alunas da 5T3