“Mens sana in corpore sano”. A famosa citação latina já revelava a importância de cuidar da saúde de corpo e alma. Para envolver os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental nessa ideia, em maio, eles foram convidados a participar do Circuito Saúde. Alongar, brincar, correr, substituir doces açucarados por frutas e sucos naturais já são grandes passos para alcançar uma vida mais equilibrada. Além de aprenderem, e relembrarem, diversos exercícios físicos que poderiam fazer diariamente, os alunos participaram da proposta de Lanche Saudável, da nossa cantina, que ofereceu um café pós-atividades recheado de frutas e sucos naturais.
O projeto teve seu pontapé inicial na matéria de Ciências, com o professor Marcus Ferrassoli. Antes de fazerem as atividades físicas, os alunos selecionaram os alimentos que mais gostam de comer e pesquisaram quantas calorias haviam em cada um. Ao final, foi-se contabilizado quantos quilômetros teriam que ser percorridos para “queimarem” todas as calorias ingeridas. Surpresos e ansiosos para apresentarem essas informações aos demais, os alunos fizeram um mural integrando ao projeto a matéria de Língua Portuguesa do professor Tigran Sisson.
A atividade teve o peso de apresentar aos alunos a facilidade de se chegar à obesidade infantil: “Na pesquisa, eles puderam ver que para “queimarem” três cookies – que comem quase diariamente -, era preciso correr quase 3 km”, conta Ferrassoli.
Para que os alunos não corressem esse risco e passassem a acrescentar a prática física em sua rotina, participaram de um circuito de atividades na quadra coordenado pela professora de Educação Física, Isabella Leitão.
A aluna Maria Antônia, da 8M3, relata a experiência: “Foi um projeto muito maneiro, porque nos incentivou a fazer mais exercícios físicos. Os exercícios fazem parte de uma sequência de movimentos que podemos fazer diariamente em casa, sem dependermos de algum objeto específico ou de outra pessoa. O mais legal foi perceber que, além de fazer bem à saúde, é gostoso fazer atividade física”.